06/10/2016 14h53 - Atualizado em 06/10/2016 15h00

Terminal Itacibá inaugura nova plataforma neste ano

Projeção do novo Terminal Itacibá

A nova plataforma do Terminal Itacibá vai ser entregue aos usuários do Sistema Transcol, até o final desde ano. A nova estrutura vai dobrar a capacidade do terminal, que passará a ter vinte baias a mais, totalizando 36. A modernização do terminal vai beneficiar diretamente a usuários de 34 bairros, que terão mais conforto e melhores condições de circulação.  As manobras de embarque e desembarque também serão facilitadas.

A obra de reforma e ampliação está sendo executada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e segue o cronograma previsto, segundo informações do diretor geral, Daniel Rosa. Ele explicou que após a entrega da nova plataforma, todo o serviço será transferido para a unidade para dar início à segunda etapa da obra. Esta fase será executada no início de 2017, com previsão de conclusão no final do mesmo ano.

Por ser um dos mais antigos terminais de integração da Grande Vitória, o local já estava com a capacidade no limite. Para o diretor de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira, a modernização do Terminal Itacibá vai permitir ganhos à população e a quem trabalha diariamente no local. “Com a ampliação não está descartada implantação de novos serviços, como novas lanchonetes, bem como o remanejamento de linhas de outros terminais, por exemplo”.

A nova plataforma será interligada, por meio de passagem coberta, à plataforma existente, que também terá melhorias. A plataforma atual será reformada e terá sua cobertura ampliada para dar mais proteção aos usuários. A área de acesso dos pedestres também será ampliada. Os motoristas e cobradores vão ganhar uma sala de descanso. A edificação onde se localiza a Administração será reformada.

Em todo o Terminal, está prevista a substituição de praticamente todos os sistemas de infraestrutura e complementares, como: redes de água; esgoto; drenagem e energia elétrica, e iluminação, inclusive de emergência; sistema de proteção contra descarga atmosféricas e rede de combate e prevenção contra incêndios. Toda a instalação elétrica e de telefonia será substituída.

Estão previstas, ainda, a construção de um conjunto de sanitários com fraldário, lanchonete, bicicletário e um novo sistema de comunicação visual será instalado, bem como novos bancos e lixeiras.

Os bairros atendidos

Os 34 bairros atendidos pelas 28 linhas que passam pelo Terminal Itacibá são: Nova Brasília, Itanguá, Rio Branco, Oriente, Itacibá, Bairro Expedito, Novo Brasil, Santana, Tabajara, Vila Merlo, Porto Belo, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto Santana, Santa Rosa, Nova Valverde, Prolar, Bairro Aparecida, Bairro Planeta, Vila Prudêncio, Vila Graúna, Bairro Retiro, Porto Novo, Porto de Cariacica, Cariacica Sede, Areinha, Tucum, Antônio Ferreira Borges, Roda D’Água, Alice Coutinho, Piapitangui, Araçatiba e Valverde.

O projeto:

Construção

Existente:  2.936,73 m²

A construir: 4.701,58 m²

Total:         7.638,31 m²

Baias de embarque/desembarque

Atualmente:  11 baias a 45 graus

                     05 baias paralelas

                        

Com a nova plataforma: 14 baias a 45 graus (2 na plataforma 1, já existente +12 na plataforma 2)

6 baias paralelas (na plataforma 2)

                  

Ao fim da obra:  25 baias a 45 graus

                          11 baias paralelas

Total: 36 baias (20 novas)

Valor da obra: R$ 10.979.378,44 – recursos da Setop

Percentual executado: 51,92%

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Ceturb-GV

Mônica Luz

3232-4510 / 9 9849-6178

monica.luz@ceturb.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Iopes

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard