26/10/2016 17h20 - Atualizado em 26/10/2016 17h24

Servidores do Iopes participam de palestras em comemoração ao Dia do Servidor Público

Os servidores do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) participaram, na manhã desta quarta-feira (26), de duas palestras sobre Saúde e Paz para celebrar o Dia do Servidor Público, comemorado dia 28 de outubro.

O primeiro tema foi “Como se alimentar bem para ter uma boa saúde e qualidade de vida”, ministrado pela nutricionista esportiva Raphaela Reis. O segundo foi sobre “Espiritualidade no mundo dos negócios”, abordado pelo pastor Usiel Carneiro de Sousa.

As ações foram realizadas no auditório do Tribunal de Contas do Estado e organizadas pela Comissão de Festas e pelo setor de Recursos Humanos do Iopes.

A abertura do evento foi marcada por um lanche partilhado entre os servidores, que receberam uma caneca personalizada alusiva à data, e um vídeo motivacional. O diretor geral do Iopes, Daniel Rosa, falou sobre o momento complicado na economia e frisou que “precisamos estar preparados para enfrentar essa crise, nos esforçando e trabalhando cada vez mais”.

“Os temas das palestras de hoje são muito importantes. Precisamos enfrentar e correr em busca dos nossos sonhos porque nada cai do céu. É preciso ser diferenciado para crescer. Sintam-se todos abraçados e abençoados”, finalizou o diretor-geral.

Durante a palestra sobre saúde, a nutricionista Raphaela falou sobre a importância de conhecer o conteúdo nutricional dos alimentos para ter uma alimentação balanceada, explicou sobre pirâmide alimentar, obesidade e desnutrição, efeitos negativos da obesidade na saúde e na vida, dentre outros.

“As pessoas sempre dizem que não têm tempo para fazer dieta. Mas se a gente não cuidar agora na fase adulta, a saúde vai cobrar na forma de medicamento. O tempo para fazer dieta é questão de organização. A alimentação tem que ser sempre equilibrada, respeitando a qualidade e a quantidade dos alimentos”, explicou a nutricionista.

No encerramento, Raphaela citou uma frase do médico grego Hipócrates: “Que o alimento seja teu único remédio”.

Já o pastor Usiel explicou como a espiritualidade se enquadra numa organização de trabalho. “Temos que pensar num ambiente de trabalho em que o clima não seja de competição em que somente o resultado conta. A espiritualidade nas organizações é a gente entender que o trabalho dentro dela é derivado da nossa vida, e não a nossa vida”, disse.

O pastor falou também da importância de buscar o desenvolvimento pessoal, e não só o profissional. “O benefício mais elevado que colhemos daquilo que fazemos é o tipo de pessoa que nos tornamos. A grande obra que realizamos na vida é nos edificar como seres humanos”, pontuou.

Uma parte marcante da palestra do pastor Usiel foi quando ele explicou o que pode acontecer quando o funcionário “guardar o crachá pela última vez na gaveta”.

“Quem sai dali? Quem sou eu? Eu serei o resultado dessas responsabilidades, dessas habilidades para responder e das minhas atitudes. Eu preciso ser o maior patrimônio da minha própria história. E eu só consigo ser isto se eu não viver por nenhum patrimônio, mas viver por mim mesmo. Não viver para ganhar alguma coisa ou comprar alguma coisa, mas viver para construir a minha história, meu legado. Quando eu saio, o que falta nesse lugar? O que fica nesse lugar? Às vezes, quando sai alguém, falta irritação, má vontade, rabugice, porque a pessoa é irritada demais. Aí, depois que ela saiu, ficou melhor. Mas às vezes, fica uma saudade de alguém mais pacificador, que se dispõe a ajudar, a acolher. É isso que a espiritualidade vai contribuir no meio organizacional”, finalizou.

Após as palestras, a diretora administrativa e financeira Helena Zorzal agradeceu aos palestrantes em nome do Governo do Estado e dos servidores do Iopes, pela oportunidade de ter uma manhã marcada por muito conhecimento e integração.

 

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard