11/08/2017 15h17

Servidores do Iopes participam de palestra em homenagem ao Dia dos Pais

Foto: Ascom Iopes

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) realizou uma programação especial para os servidores, que participaram de uma palestra no auditório da Sesport, na tarde dessa quinta-feira (10). O evento contou com a presença do diretor geral, Daniel Rosa, e do diretor de Edificações e Obras Públicas, Aurélio Meneguelli Ribeiro.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Janice do Carmo Demuner Magalhães, que é mestre em Psicologia Institucional e doutoranda em Psicologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O tema foi “O papel do homem na criação dos filhos”.

A abertura das atividades foi realizada pelo diretor geral, que deu boas-vindas aos pais presentes, falou um pouco sobre sua trajetória como pai; sobre a importância de transmitir valores para os filhos e sobre a importância da efetiva participação paterna. “Meu alerta é que a gente consiga manter essa comunicação mais presencial possível com os nossos filhos porque essa perda, depois, não tem recuperação”, enfatizou Daniel Rosa.

A diretora administrativa e financeira, Helena Zorzal, também esteve presente na abertura do evento para agradecer a participação dos servidores na atividade. “É importante estarmos juntos. Às vezes a gente se envolve muito no trabalho e esquece da importância desses momentos. Quero agradecer a presença de todos e desejar um feliz Dia dos Pais”.

Durante a palestra, a psicóloga Janice Demuner explicou aos pais um pouco mais sobre a atividade do psicólogo; sobre a atuação da família enquanto pilar estruturante das diversas relações; sobre pós-parto masculino; a importância da criação na formação e socialização dos filhos; dentre outras abordagens relativas ao tema.

“Pai não é aquele que faz. É aquele que cria. É uma relação que se constrói dia a dia e nesse caminho, os pais vão se transformando também. Criar pauta-se em dar limites e cuidar, transmitindo valores. Quando a criança nasce e se inicia a atividade de ser pai, cria-se uma árvore, que precisa ser regada. A cada filho que nasce, nasce um novo pai. Existem maneiras diferentes de criar. Não há uma receita de bolo. Por isto, os vínculos são tão importantes. Criar o filho para aprender a ouvir, é fundamental também”, ressaltou Janice.

E ao final da palestra, a psicóloga agradeceu a participação de todos, os parabenizou pela data e encerrou o evento apresentando uma foto dela com o pai. “Para ser pai, não precisa de graduação. Basta ter coração”, finalizou Janice.

Para encerrar as atividades, os pais assistiram a um vídeo elaborado pela Assessoria de Comunicação, com fotos deles com os filhos. E em seguida, participaram de um lanche partilhado e receberam uma lembrança da Associação dos Servidores do Iopes (Assiopes) e outra elaborada pela Comissão de Festa do Instituto.