16/05/2016 10h20 - Atualizado em 22/07/2016 15h59

IOPES promove implantação do Programa 5S

Com o objetivo de promover a integração entre os servidores e proporcionar melhorias no ambiente de trabalho, o Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) lançou na última quinta-feira (12) o Programa 5S.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor geral, Daniel Rosa, que explicou aos servidores a importância da participação de todos para que o foco estabelecido seja alcançado.

“Este Programa tem o propósito de integração de todos os servidores e a conquista de um melhor ambiente de trabalho. O 5S tem influência no ambiente de trabalho e reflete também na vida pessoal de cada um. Os conceitos aplicados no órgão devem ser levados para dentro de casa. O programa é simples, mas depende do compromisso de cada um. Esta é a primeira de várias ações que faremos ao longo do ano”, explicou o Diretor Geral do IOPES.

O encontro, que contou com a participação de mais de 80 servidores, foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz). A apresentação foi realizada aos colaboradores pelo servidor do Iopes, João Luiz Borges de Araújo, que é o coordenador do programa.

Durante o evento, João Luiz apresentou cada conceito que compõe o Programa 5S e explicou seus propósitos e objetivos. Através de exemplos e mostrando fotos de situações do dia a dia da autarquia, ele envolveu a todos os participantes.

O processo de implantação do programa irá se estender durante quatro meses. Nesta primeira fase serão aplicados os Sensos de Utilização e Organização, com o tratamento do material descartado. Depois, o Senso da Limpeza, finalizando com os Sensos da Saúde e Senso da Autodisciplina. O resultado de cada etapa será divulgado e acompanhado por todos os servidores e diretorias.

Programa 5S

O Programa é um método organizacional criado em 1950 por japoneses, que usavam um conjunto de normas, que melhorava a qualidade de vida diária.

O 5S tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e seu conceito, traduzido para a língua portuguesa, significa seleção, ordem, limpeza, saúde e autodisciplina.

Entre os principais objetivos da metodologia, podemos citar a organização nas condições do local de trabalho, redução das despesas e melhor aproveitamento de materiais, mais satisfação das pessoas, motivação das equipes, melhoria do ambiente de trabalho, na qualidade dos serviços prestados e aumento da produtividade.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard