27/04/2017 15h52 - Atualizado em 27/04/2017 15h56

IOPES: mais de 250 obras entregues em 10 anos

Em 2017, o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES) completa 10 anos de atividades. Foi uma década construindo, ampliando, restaurando e reformando prédios públicos. Foram mais de 250 obras entregues à população capixaba. Na área da Educação, o IOPES executou mais de 100 obras de escolas, possibilitando mais de 20 mil vagas para alunos.

No segmento da Saúde, foram obras de reformas e construções de hospitais na Grande Vitória, que viabilizaram a abertura de mais de 800 leitos. Entre as obras, estão o Hospital Central, o Hospital da Polícia Militar, o Hospital São Lucas, em Vitória; o Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica; e o Hospital Estadual Doutor Jayme Santos Neves, na Serra.

Ao longo destes 10 anos, o IOPES também construiu 10 unidades do Corpo de Bombeiros, executou mais de 30 obras para a Polícia Civil e a Polícia Militar, e cinco obras de terminais, onde circulam por dia mais de 308 mil passageiros. São eles: Itaparica e São Torquato, em Vila Velha; Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra; e Jardim América, em Cariacica.

Para realizar todas as atividades, o IOPES conta atualmente com uma equipe de 130 colaboradores.  No início, em 2007, o órgão teve apoio e dedicação de muitos servidores que aceitaram deixar suas pastas de origem e encararam o desafio de iniciar um trabalho do zero, em outro local. Foi o caso do servidor Marcelo Coimbra de Resende e da servidora Adriana Ferrari, que vieram do DER.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Valim Carnelli, também atuou desde o início no IOPES. “Eu estava na origem dos estudos que, um tempo depois, levou à fundação do IOPES em março de 2007. Cumprir uma missão muito importante é uma tarefa difícil que nós temos enfrentado nos últimos anos com percalços que a gente tem na economia e na política. Mas a minha mensagem é de otimismo”, destacou o secretário.

O diretor-geral do IOPES, Claudio Daniel Passos Rosa, deixa também uma mensagem de agradecimento: “É muito gratificante estar participando do desenvolvimento do IOPES e contribuindo para o crescimento do ES. Meus parabéns aos servidores e parceiros e meu muito obrigado àqueles que nos ajudam a trilhar essa caminhada”.