15/12/2017 13h46

Alunos de engenharia da Ufes visitam obras do Centro de Pesquisa, em Cariacica

Foto: Ascom/Iopes

Alunos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) visitaram a obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica, para conhecer as inovações e tecnologias empregadas na construção. A visita foi coordenada pelo engenheiro civil Wanderley Fernandes, que é servidor do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), órgão que está executando a obra.

Participaram da visita, nessa quarta-feira (13), os universitários Eduardo Cola, João Vitor Valdo Freire e Juliana dos Santos Garcia, que cursam o 7º período. “Precisávamos fazer a apresentação de um trabalho para a disciplina Tecnologia da Construção Civil II e para isto, tínhamos que visitar uma obra que tivesse inovação. A visita no CPID foi excelente e nos ajudou muito para a elaboração da nossa atividade acadêmica”, ressaltou Eduardo.

Durante a visita, o engenheiro Wanderley – que é fiscal da obra do CPID – explicou aos alunos que na construção do Centro de Pesquisa foi utilizada uma tecnologista inovadora na construção civil no Brasil, que foi a execução das paredes externas do prédio do laboratório e das paredes externas da torre de elevadores.

“Em vez da execução convencional do fechamento das paredes externas da unidade com lajotas cerâmicas, blocos de concreto ou blocos de concreto celular (chamado também de blocos Sical), foi utilizado o sistema de fechamento externo e interno de todo o prédio no Sistema Light Steel Framing, que são estruturas em aço leve galvanizado. É chamado também de caixilharia metálica. Este sistema de fechamento de prédios baixos de até dois andares é muito usual nos EUA e no Canadá e é muito utilizado pela sua rapidez na montagem e problemas da falta dos materiais convencionais”, destacou Wanderley.

Outro destaque na obra do CPID são os reservatórios, que possuem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva, que serão utilizados na manutenção da área verde do espaço. A estrutura do prédio do laboratório foi toda construída em estrutura metálica e lajes de concreto convencionais.

A obra

O Centro de Pesquisa está sendo construído no Morro da Companhia Vale do Rio Doce e será composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver projetos e pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. As pesquisas terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O Centro é um projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Iema), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Ufes.

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

Com valor de R$ R$ 15,6 milhões, a obra tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2018.

Laboratórios do CPID:

• Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR
    • Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES
    • Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do Espírito Santo – INDCONTROL
    • Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN
    • Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM
    • Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG
    • Núcleo de análise ambiental – NAA