Corpo de Bombeiros inaugura Unidade de Venda Nova do Imigrante
A população de Venda Nova do Imigrante recebeu, na tarde da última sexta-feira (21), a nova Unidade do Corpo de Bombeiros do município, que foi planejada para proporcionar melhor atendimento à população. A obra foi executada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).
Entre os serviços oferecidos, estão a coordenação e ações de defesa civil, de combate a incêndios urbanos e florestais, socorros a acidentes automobilísticos, resgate em altura, atendimento pré-hospitalar, além de atividades ligadas à prevenção contra incêndio e pânico, tais como vistoria de “habite-se” e de regularização de edificações comerciais e residenciais.
Estiveram presentes na solenidade o governador Paulo Hartung; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; o secretário de Transporte e Obras Públicas, Paulo Ruy; o diretor geral do Iopes, Daniel Rosa, dentre outras autoridades.
Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung destacou o empenho do Poder Executivo Estadual em instalar equipamentos públicos em regiões estratégicas e parabenizou o diretor geral do Iopes pela entrega de mais uma obra. "Essa solenidade é uma conquista significativa para a região, que passa a contar com importantes serviços, principalmente na prevenção de acidentes. Essencial conscientizar a população sobre medidas simples que podem enviar grandes acidentes", disse.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a importância da entrega da sede da 2ª companhia do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. "São poucas as administrações hoje, em todos os estados do Brasil, que podem fazer a inauguração de uma unidade importante como essa, em um momento de extrema crise financeira. A sociedade precisa desses serviços. E só é possível fazer a inauguração quando se está organizado e planejado. A nova sede vai abrigar os Bombeiros e o Samu e atenderá milhares de capixabas da região serrana de nosso Estado".
BENEFÍCIOS - Atualmente, o tempo-resposta médio para a região, que abrange, além de Venda Nova do Imigrante, os municípios de Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba, é de 1h47min, partindo do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Marechal Floriano.
Com a instalação dessa unidade em Venda Nova do Imigrante, esses municípios ficarão sob sua circunscrição, totalizando um melhor socorro a uma população de 154.963 habitantes. Além disso, o tempo-resposta cai para 50 minutos, dentro de um universo de redução ainda mais significativo com a implantação de outras unidades de bombeiros, como está ocorrendo em Cariacica, Anchieta e Guaçui.
NÚMEROS
Efetivo previsto: 55 militares
Quantidade de Viaturas: Nove
Investimento em construção: 2,5 milhões
Investimento em equipamentos e mobília: 1 milhão
Área construída: 2.800 m²
Assessoria de Comunicação do IOPES
Priscilla Coelho
(27) 99972-5862
(27) 3636-2005
www.iopes.es.gov.br