20/09/2019 15h10 - Atualizado em 20/09/2019 16h11

Reforma e ampliação da Escola Professora Maria Penedo é inaugurada em Cariacica

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta sexta-feira (20), a obra de reforma e ampliação do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professora Maria Penedo, localizada no bairro Itacibá, em Cariacica. Foram investidos mais de R$ 13 milhões na intervenção que faz parte do Programa de Reestruturação da Rede Física Escolar, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Estiveram presentes na solenidade, o governador Renato Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes e o secretário da Educação, Vitor de Angelo, além de alunos, professores e autoridades do município.

Durante a solenidade, Casagrande lembrou que a ordem de serviço para as obras foi assinada em setembro de 2014, mas somente agora a nova unidade foi entregue à comunidade. “A gente colhe o que planta. Quem planta ódio, colhe ódio. Quem planta amor, colhe amor. Começamos a escola, o governo passado não concluiu e quando começamos nosso governo não paralisamos essa obra em nenhum momento. Nós temos responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou.

Na avaliação do governador, o objetivo de ações como essa é manter o aluno mais tempo na escola como forma de gerar mais oportunidades. “Quando você oferta educação de qualidade está abrindo portas. Não podemos ter ‘ilhas’ de qualidade. Não adianta ter apenas uma escola boa, temos que ter todas as escolas com qualidade. E temos pressa, por isso vamos aumentar o número de escolas de tempo integral. Essa escola cabe 600 alunos e atualmente temos 240. Olha só quantos estudantes podemos trazer para cá. Temos que dialogar com as comunidades para que possamos ocupar esse equipamento que temos orgulho de entregar”, destacou Casagrande.

O governador lembrou ainda que a solenidade coincide com a transferência do cargo para Jaqueline Moraes, que exercerá o comando do Poder Executivo estadual por sete dias em decorrência à uma viagem oficial de Casagrande à Itália, onde integrará a comitiva que participa da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomacc) 2019. “Será a primeira vez que teremos uma governadora. É importante que possamos criar um ambiente para que as mulheres conquistem seu espaço de visibilidade”, lembrou Casagrande.

Para o secretário Vitor de Angelo, o dia de hoje é de festa para toda a comunidade escolar e para os gestores da educação: “Estamos aqui hoje para inaugurar uma obra que demorou muitos anos para ser finalizada. Não tenho palavras para descrever o que sinto quando olho para essa escola. Bate um orgulho de ter uma unidade como essa em nossa Rede. Quem circula por outras escolas, e em outros estados, tem uma clareza de quão boa é essa unidade. E é isso que nos inspira. Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo [Iopes]”, afirmou.

Infraestrutura

A reforma e ampliação do CEEMTI Professora Maria Penedo faz parte do Programa de Reestruturação da Rede Física Escolar no Estado. As obras foram realizadas em uma área de 5.249,85 metros quadrados e contemplou a reconstrução de toda a unidade de ensino. A nova escola conta com bloco administrativo, salas de aula, refeitório, apoio e vivência, biblioteca, auditório, laboratórios e quadra poliesportiva. 

São 16 salas de aula, sala multiuso, biblioteca, coordenação, sala rádio, sala grêmio, sala de recursos, laboratório de Química/ Biologia, laboratório de Física/Matemática, dois laboratórios de Informática, sala de vídeo, sala de Artes, auditório, cozinha, refeitório, área de serviço e setor administrativo completos.

A escola conta, ainda, com quadra poliesportiva coberta, urbanização da área externa para criação de áreas de vivência sombreadas para os estudantes, sendo a área de piso interno da quadra de 645,40 metros quadrados.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iopes
Marília Nascimento
(27) 3636-2005
comunicacao@iopes.es.gov.br


Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard