15/06/2016 13h20 - Atualizado em 22/07/2016 15h57

Obras do Centro de Treinamento Jayme Navarro estão em fase final

As obras de reforma, modernização e ampliação do Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho, gerenciadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES), estão em fase final.

Localizado em Bento Ferreira, Vitória, o local foi criado para se tornar o primeiro complexo esportivo do Estado para treinamento de capixabas de alto desempenho. As atividades começaram em janeiro de 2014 e serão concluídas no final deste mês. O valor do investimento é de R$6.108.151,76.

Todo o projeto foi elaborado com dois objetivos principais: atender à demanda que visa à preparação de atletas para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, e estimular a prática esportiva no local.

No último dia 1º, o Governador Paulo Hartung visitou as obras do CT, que será a casa das seleções brasileiras e ucraniana de ginástica rítmica, antes das Olimpíadas. O local foi escolhido pelas equipes para a realização dos treinos. As meninas da seleção brasileira treinam entre os dias 22 e 28 de junho, e as ucranianas entre os dias 07 e 16 de agosto, e em seguida, seguem para o Rio de Janeiro.

Estrutura

No Centro de Treinamento foram construídos dois ginásios - um de lutas e outro de ginástica rítmica e artística - e duas quadras de areia para vôlei de praia.

A acessibilidade foi tratada tanto internamente, com a construção e instalação de rampas, bebedouros e vestiários acessíveis, quanto externamente, com a construção de calçadas, rampas e demais acessos.

O ginásio para treinamento de ginástica rítmica e artística possui área interna de 1.496 metros quadrados, recebeu um piso vinílico em manta indicado para a prática esportiva, tablados para as modalidades, barra com espelho, vestiários acessíveis e salas de apoio.

O local também possui pé-direito livre de 12 metros para a prática de ginástica rítmica. Já para a ginástica artística foram destinados espaços para barras paralelas, cavalo, barra fixa, barras assimétricas, mesas de saltos, trave, argola e fossos de apoio. Para tornar o ambiente mais confortável tecnicamente no ginásio foram usadas telhas termoacústicas e elementos que propiciam troca de calor. Já o ginásio para treinamento de lutas possui 624 metros quadrados.

O diretor geral do Iopes, Daniel Rosa, ressalta que o CT Jayme Navarro é um local importante para que toda a comunidade e estudantes possam praticar exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida. “O objetivo é abrir a área de treinamento para que jovens, trabalhadores e donas de casa possam usar toda a estrutura em prol da saúde”, frisou.

Na avaliação do gerente de edificações do Iopes, Aurélio Meneguelli, a equipe de fiscalização está satisfeita com os resultados e honrada em fazer parte de mais essa entrega do Governo do Estado para a sociedade capixaba. “Esperamos que os atletas e também nossos futuros atletas possam dispor desse espaço, projetado e executado com todo o carinho que eles merecem”.

Nome dos ginásios

No dia 21 de dezembro, o Governo do Estado publicou a Lei denominando os aparelhos esportivos localizados no Centro de Treinamento Jayme Navarro. A Lei 10.473 nomeia o Ginásio Poliesportivo de “Paulo Valate Pimenta”, renomado professor de Educação Física no Estado. O Ginásio de Lutas recebe o nome de outro grande professor, “Algênio Moreira de Barros”.

Já o Ginásio de Ginástica será chamado de “Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho”, ginasta que representou o Espírito Santo em inúmeras competições. Eduarda morreu em 2012, aos 17 anos, em um acidente de carro.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard