05/07/2019 16h26

Governo do Estado inaugura nova sede de companhia do Corpo de Bombeiros em VV

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (5), a nova sede da 2ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Vila Velha. A unidade padrão está localizada na avenida Darly Santos, no bairro Alecrim. A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do prefeito Max Filho; além de outras autoridades estaduais e municipais.

O tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva, comandante do 1º Batalhão, ao qual unidade de Vila Velha pertence, agradeceu a conclusão e a entrega da obra. Ele destacou a importância de dar a estrutura que os bombeiros militares necessitam para prestarem, com ainda mais maestria, os serviços à sociedade capixaba.

"Enquanto todo mundo está correndo dos locais de tragédia, nossos homens estão indo ao encontro da morte, para salvar vidas e temos que valorizar esse trabalho. Nossos militares são verdadeiros heróis", afirmou.

O governador Renato Casagrande ressaltou que a nova sede da Companhia foi idealizada ainda no primeiro mandato dele, em 2012, e destacou a satisfação em poder cumprir o objetivo em 2019, estruturando ainda mais a Corporação.

“A cidade de Vila Velha merecia uma unidade neste padrão e hoje realizamos essa conquista. Temos como meta dar estrutura para as nossas forças de Segurança Pública. Sabemos o quanto é importante estruturar todas as áreas do nosso Estado, para que possamos atrair investimentos e conseguir obter uma economia mais forte para que, no futuro, possamos conseguir valorizar também os nossos militares”, disse o governador.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, agradeceu ao governador Casagrande por sempre estar zelando pelo interesse público e estar estruturando as forças de Segurança. Ele ainda destacou a importância dos Bombeiros para a sociedade.

"O governador nos cobra velocidade e realizações. E vemos hoje nessa inauguração a materialização do conceito de executar. Entregar para a sociedade. Nossos militares também merecem, tanto os bombeiros quanto os policiais, essa estruturação. Os homens são muito importantes e heróis. Temos que valorizar todo este trabalho e estou sempre à disposição", reafirmou Sá.

Durante o evento, ainda ocorreu a entrega de uma nova viatura para a Corporação. Trata-se de uma auto bomba tanque salvamento (ABTS), uma viatura multifuncional destinada ao combate a incêndios urbanos e florestais e salvamentos diversos. O investimento foi de R$ 900 mil.

Na oportunidade, o governador do Estado assinou ainda o termo de construção do novo Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar. Esta importante obra será realizada no Quartel do Comando-Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.  O valor máximo do investimento é de R$ 6,3 milhões.

De acordo com Casagrande, a unidade vai preparar todo o efetivo do Corpo de Bombeiros para se desenvolver na parte técnica e também no uso de equipamentos. “Esse Centro também será utilizado para o teste de vários equipamentos e para cursos de aprendizado para esses profissionais”, acrescentou.

Unidade padrão CBMES

A unidade obedece a um projeto arquitetônico padrão que é adequado aos preceitos de arquitetura sustentável, eficiência energética e qualidades social, funcional e econômica.  Com uma área de 1,5 mil metros quadrados distribuída por dois pavimentos.

Este projeto prevê modernas soluções ambientais, como o reaproveitamento da água da chuva e da luz solar. Sua concepção permite o funcionamento de uma unidade operacional com estrutura que também proporciona o atendimento ao público por meio da Seção de Atividades Técnicas, que é responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção a incêndio e pânico.

O primeiro pavimento da construção é dividido em sala de instrução, recepção, almoxarifado, academia, sala de apoio e expurgo. No segundo pavimento há seis alojamentos e vestiários masculinos e femininos, sala de reuniões, sala administrativa, sala de comando, refeitório e recreação e cozinha.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp