30/08/2016 08h56

Fazenda do Incaper em Pacotuba recebe investimentos em infraestrutura

Toda propriedade rural necessita de uma infraestrutura adequada para armazenar os equipamentos utilizados nas atividades produtivas. No Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) não é diferente: as fazendas do Instituto estão recebendo investimentos para obras de construção, manutenção, reforma e ampliação.

Na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, foi construído um novo galpão para máquinas e veículos. A gestão da obra foi realizada pelo Incaper e a fiscalização realizada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). A entrega aconteceu nessa quinta-feira (25), um mês antes do prazo previsto. “Ficamos muito felizes pela rapidez com que estão entregando a obra. A equipe de trabalho foi bastante ágil. Não só a empreiteira, mas o Incaper e o Iopes estão de parabéns pela eficiência e rapidez com que estão entregando esta obra”, afirmou José Luiz Toffano, chefe da Fazenda Experimental de Bananal do Norte.

Para o Gerente de Edificações do Iopes, Aurélio Meneguelli Ribeiro, o Incaper é um grande parceiro. “O trabalho em equipe gerou resultado: obra de qualidade, entregue antes do prazo e sem aditivos de valor. Foi um orgulho poder contribuir com mais esse empreendimento”.

O galpão em estrutura pré-moldada tem mais de 615m2, e conta com um grande depósito e uma área para guardar máquinas e veículos. “Este galpão representa mais segurança e mostra a responsabilidade que o Incaper tem com este patrimônio, que é público. Este espaço vai servir para guardar implementos, máquinas, tratores, veículos e equipamentos em geral. A área de depósito serve para guardar equipamentos menores, como máquinas de solda, arado, grade, motosserra, roçadeira, além de servir como uma oficina para pequenos reparos. Também poderemos utilizar a área para outras finalidades, como a realização de cursos, treinamentos e capacitações junto com os nossos parceiros”, acrescentou Toffano.

Foram investidos recursos na ordem de R$ 330 mil, provenientes do convênio PAC Embrapa. “A obra, fruto deste convênio, representa uma melhoria significativa na estrutura da Fazenda, uma vez que devido ao aumento da demanda, houve a necessidade de maiores espaços para guardar equipamentos e máquinas, e também da frota local”, disse Luciano Oliveira, chefe do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC) do Incaper e gestor do convênio.

No dia 25 de agosto, foi realizada uma visita de recebimento da obra, iniciada em dezembro do ano passado. Uma equipe vai à Fazenda de Pacotuba atestar a qualidade dos serviços prestados, além de identificar os ajustes que deverão ser feitos pela empresa, se necessário. “O galpão utilizado para guarda das máquinas e veículos não atendia à necessidade da Fazenda. Com relação ao depósito, o local utilizado era um espaço adaptado, de tamanho insuficiente”, frisou Jonas Lisboa, chefe do Departamento de Administração (DAD) do Incaper.

Outros investimentos

Além do novo galpão, a Fazenda Experimental de Bananal do Norte passa por outras intervenções para garantir melhorias na estrutura física. O telhado, as portas e janelas, os banheiros e a pintura do Galpão dos Funcionários estão sendo reparados. Melhorias também estão sendo feitas na estufa agrícola e na câmara fria, onde são armazenados sementes e materiais de pesquisa. “A Fazenda atende a todos os Escritórios do Incaper aqui na Região Sul Caparaó. Tudo fica armazenado aqui. Melhorar a estrutura da Fazenda, é garantir atendimento melhor em todas as unidades do Incaper aqui da Região”, finalizou Toffano.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper