10/05/2018 07h58

Estudantes de Arquitetura visitam obra do Centro Tecnológico, em Cariacica

“Eu amei a visita. Gostei muito. Achei muito produtiva porque consegui tirar minhas dúvidas e agregou muito em relação ao conhecimento de material e de obra”. A avaliação é da estudante Luana Ferreira, que cursa o 3º período de Arquitetura na Faculdade UCL. Ela e mais quatro alunas participaram de uma visita à obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica, na manhã desta quarta-feira (09). 

Atualmente, obra é o maior empreendimento em execução pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes), com orçamento de aproximadamente R$17 milhões. A visita foi acompanhada pelo Gerente de Pesquisas, Estudos e Projetos, o arquiteto André Lima, e pelo fiscal da obra, o engenheiro civil Wanderley Fernandes de Souza. 

No início da visita, André e Wanderley explicaram ao grupo o histórico da obra, as inovações, as tecnologias empregadas na construção, falaram sobre os reservatórios que possuem a capacidade para armazenar de 80 mil litros de água da chuva, que serão utilizados na manutenção da área verde do espaço, dentre outras informações. 

A estudante Deise Lane Antunes, do 4º período, também gostou muito da visita no CPID. “Achei muito importante porque a gente pôde avaliar os métodos construtivos que não temos muita percepção na sala de aula. A gente pôde perceber também os tipos de materiais utilizados em parede, métodos construtivos de acesso como banheiros PNE, acesso por elevador, escada, distribuição, incidência, conforto. Tudo isto é importante. Vimos que foi um projeto muito bem elaborado e executado com muito afinco”, destacou a aluna. 

A obra 

O Centro de Pesquisa está sendo construído no Morro da Companhia Vale do Rio Doce e está previsto para ser concluído no primeiro semestre deste ano. O empreendimento será composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver projetos e pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. As pesquisas terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 

O Centro é um projeto do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Iema) – em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

 

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard