26/09/2016 11h22 - Atualizado em 26/09/2016 16h51

Dia do Estagiário: exemplos de comprometimento e aprendizagem

Estudante Karine Teófilo faz estágio na GPEP

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. No Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes), 16 estudantes fazem parte da rede de estagiários do órgão. E no dia em que se comemorou o Dia Estadual do Estagiário - dia 25 de setembro - nada melhor do que bons exemplos a serem partilhados.

A assessora especial Jean Carla de Freitas, de 28 anos, é um exemplo de dedicação e aprendizado. Carla entrou no Iopes com 19 anos, como estagiária, quando fazia faculdade de Administração. Um ano depois foi contratada e, desde então, já fez cerca de 10 cursos para ajudar na execução das atividades. Atualmente, Carla trabalha na Gerência Administrativa como pregoeira. “Foi uma conquista muito grande desde que fui estagiária porque é uma atividade nova que, na verdade, fui aprendendo desde que entrei aqui”, frisou.

E em comemoração ao dia do estagiário, Carla deixa uma mensagem para os jovens que estão iniciando a vida profissional. “No estágio tem que ter comprometimento em fazer um bom trabalho com o serviço público e executar com responsabilidade. Acredito que foram estes os motivos que me levaram a permanecer após o fim do estágio”, finalizou.

Outro exemplo de dedicação é o assessor especial Natã Soares Pereira, de 26 anos. Ele entrou no Iopes em 2011 como estagiário na Gerência Financeira, quando cursava técnico em Administração. No ano seguinte, o contrato encerrou e ele se desligou do órgão. Mas para sua surpresa, em maio de 2014 foi convidado para retornar e trabalhar numa empresa terceirizada. “Fiquei muito feliz porque acho que minha atividade como estagiário foi bem desenvolvida”, avaliou Natã. 

No mesmo ano, ele teve outra surpresa: foi contratado como assessor especial. “Hoje desempenho funções de mais responsabilidade no mesmo setor. Acho que o segredo para o desenvolvimento profissional é não parar de estudar e sempre seguir as normas da empresa, pensar sempre alto, assim como eu, que sempre sonhei em ser contratado”. Atualmente Natã faz faculdade de Contabilidade.

E é seguindo os passos destes dois servidores que a estagiária Danayla Gomes Alves, de 18 anos, sonha com uma oportunidade de trabalho. Por meio do Programa Jovens Valores, ela conquistou sua primeira oportunidade de estágio. Danayla cursa o ensino médio e técnico em Administração. Ela entrou no Iopes em julho do ano passado para auxiliar nas atividades da Diretoria de Edificações e Obras (DEOP).

“Quando entrei fiquei preocupada porque era meu primeiro estágio. Mas descobri que o segredo para o bom desenvolvimento é se dedicar, se empenhar e querer aprender, perguntando sempre que tiver dúvida. Eu me tornei mais responsável e acho que vou sair daqui mais segura para a vida profissional”, avaliou Danayla.

A estagiária Karine Teófilo de Albuquerque, de 23 anos, que cursa Engenharia Elétrica, também tem esta visão. Ela atua na Gerência de Pesquisa, Estudos e Projetos (GPEP). “Este é o meu segundo estágio e tenho certeza que vai me auxiliar futuramente porque aqui faço tudo que farei como engenheira. O bom de trabalhar no órgão público é que nos possibilita aprender todas as etapas do desenvolvimento de um projeto”.

O estagiário Luiz Guilherme Marques Nunes, de 24 anos, que cursa Engenharia Civil, atua no mesmo setor e está tendo a oportunidade de aprender os tipos de problemas que impactam no andamento da obra, além de análise de dados e trâmites dos processos.

Em comemoração ao Dia Estadual dos Estagiários, os estagiários de nível médio do Jovens Valores participaram de uma palestra sobre Carreira na Faculdade Multivix, em Goiabeiras, Vitória, na última sexta-feira (23), ministrada pela gerente de Marketing do Grupo Multivix, Roberta Simões.

Na palestra foram abordados temas como escolha do curso e da faculdade, desafios do mercado de trabalho, dentre outros. A estudante Stephane Pereira de Faria, de 17 anos, que faz estágio no Iopes na Gerência Financeira, participou do evento e achou muito importante. “Eu tinha muita dúvida na escolha do curso superior e a palestra me ajudou muito. Aprendi que é importante conciliar a escolha do que a gente gosta com a carreira”, explicou.

Palestra na MultivixPalestra na Multivix

Assessoria de Comunicação do IOPES

Texto e Fotos

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard