14/07/2016 12h01 - Atualizado em 18/07/2016 15h01

CT Jayme Navarro de Carvalho é entregue com festa aos atletas

O Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho está pronto para receber ainda mais atletas. As obras de reforma, modernização e ampliação chegaram ao fim. A inauguração do novo espaço ocorreu nesta quarta-feira (13) e foi um sucesso. O evento contou com presença do Governador Paulo Hartung, de secretários de Estado e outras autoridades, de atletas e da comunidade esportiva.

O governador Paulo Hartung destacou a importância da prática esportiva na rotina da sociedade. "Atividade física nesta vida moderna é essencial. Inaugurar esse Centro abre possibilidades inimagináveis junto às comunidades. Além disto, a pedagogia esportiva é muito forte e nos permite extrair aprendizados que valem para a vida", disse.

Segundo o governador, o Centro de Treinamentos vai permitir que os capixabas participem de competições nacionais e internacionais em condições de igualdade. "Queremos em nosso estado esportes de alto rendimento, mas também que a atividade física faça parte da rotina da sociedade, com prática regular. Também temos que buscar resultados importantes nas competições, pois eles servem como símbolos e motivam a adesão esportiva", completou Hartung.

O evento também contou com a presença do Fábio de Carvalho, filho de Jayme Navarro de Carvalho, esportista que dá nome ao Centro. "Fico honrado com a homenagem ao meu pai. Ele foi um atleta muito importante para o Estado, como muitos que estão aqui nesta inauguração. Só tenho a agradecer", disse Fábio.

O secretário de Esportes e Lazer do Estado, Edilson Barboza, falou de sua satisfação com a obra. “Fico feliz em saber que também contribuí para o término do Centro de Treinamento. Os atletas capixabas estão ganhando um equipamento esportivo de alta qualidade, o que é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho esportivo”, ressaltou o secretário.

Também participaram da solenidade de inauguração o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, e o diretor geral do IOPES, Daniel Rosa. “Os profissionais do IOPES fizeram um esforço muito grande para entregar esta obra. Eu acompanhei todo o andamento diariamente, até o final”, afirmou o secretário.

Localizado em Bento Ferreira, Vitória, o CT foi criado para se tornar o primeiro complexo esportivo do Estado para treinamento de capixabas de alto rendimento. O valor do investimento é de R$ 6.108.151,76. As obras foram gerenciadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES). Todo o projeto foi elaborado com dois objetivos principais: atender à demanda que visa à preparação de atletas e estimular a prática esportiva no local.

O CT foi escolhido pelas equipes da seleção brasileira e ucraniana de ginástica rítmica para a realização dos treinos antes das Olimpíadas 2016. As meninas da seleção brasileira treinaram entre os dias 22 e 28 de junho, e as ucranianas vão fazer os treinamentos entre os dias 07 e 16 de agosto e, depois, seguem para o Rio de Janeiro.

Estrutura

No Centro de Treinamento foram construídos dois ginásios - um de lutas e outro de ginástica rítmica e artística - e duas quadras de areia para vôlei de praia. Além dessas construções, os dois ginásios poliesportivos passaram por algumas reformas.

A acessibilidade foi tratada tanto internamente, com a construção e a instalação de rampas, bebedouros e vestiários acessíveis, quanto externamente, com a construção de calçadas, rampas e demais acessos.

O ginásio para treinamento de ginástica rítmica e artística possui área interna de 1.496 metros quadrados, recebeu um piso vinílico em manta, indicado para a prática esportiva, tablados para as modalidades, barra com espelho, vestiários acessíveis e salas de apoio.

O local também possui pé-direito livre de 12 metros para a prática de ginástica rítmica. Já para a ginástica artística foram destinados espaços para barras paralelas, cavalo, barra fixa, barras assimétricas, mesas de saltos, trave, argola e fossos de apoio. Para tornar o ambiente mais confortável tecnicamente no ginásio foram usadas telhas termoacústicas e elementos que propiciam troca de calor. Já o ginásio para treinamento de lutas possui 624 metros quadrados.

 

Nome dos ginásios

No dia 21 de dezembro de 2015, o Governo publicou a lei denominando os aparelhos esportivos localizados no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. A Lei 10.473 nomeia o Ginásio Poliesportivo de “Paulo Valiate Pimenta”, renomado professor de Educação Física no Estado. O Ginásio de Lutas recebe o nome de outro grande professor, “Algênio Moreira de Barros”. Já o Ginásio de Ginástica será chamado de “Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho”, ginasta que representou o Espírito Santo em inúmeras competições. Eduarda morreu em 2012, aos 17 anos, em um acidente de carro.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesport

Mariana Bolsoni

(27) 99901-9914

(27) 3636-7027

www.sesport.es.gov.br

assessoria.sesport@gmail.com

Facebook: Sesport ES

Youtube: Sesport

 

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard