06/06/2016 11h42 - Atualizado em 22/07/2016 15h58

Castelo: Sede do Parque de Forno Grande é inaugurada

Com um dos mais belos mirantes do Estado do Espírito Santo, o Parque Estadual de Forno Grande, localizado em Castelo, inaugurou neste domingo (05), sua sede administrativa e toda a reforma feita no local e o novo paisagismo, importantes obras para a comunidade e os turistas. As obras foram executadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES).

O evento abriu as comemorações da Semana do Meio Ambiente e foi realizado na sede da unidade, com a presença do governador Paulo Hartung e do diretor geral do IOPES, Daniel Rosa.

Também estiveram presentes o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; a subsecretaria de Estado do Meio Ambiente, Fernanda Sousa; a subsecretaria de Estado do Turismo, Simone Modolo; o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Albertone Pereira; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago; os prefeitos de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, e de Castelo, Jair Ferraço, e representantes da Prefeitura de Domingos Martins.

Pela manhã, dois passeios ciclísticos deram início à programação. Uma turma de pedal saiu de Caxixe Frio, distrito de Venda Nova do Imigrante, utilizando uma das vias que está sendo asfaltada por meio do Programa Caminhos do Campo, e a outra turma saiu da cidade de Castelo, ambas em direção à nova sede administrativa do Parque.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung defendeu amplo debate para discutir as diretrizes da ocupação do solo na região, que deve ocorrer com a presença do poder público e participação da sociedade.

"Percorremos uma nova rota de turismo em nosso Estado. Essa será uma nova âncora que irá impulsionar o desenvolvimento desta região com a geração de importantes atividades econômicas. Não podemos deixar que a ocupação seja realizada de forma não planejada. Não podemos permitir uma ocupação desordenada. Precisamos estimular o desenvolvimento sustentável com envolvimento da sociedade", cravou Hartung.

A importância do Parque para o turismo local foi destacada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira.

"Nossas unidades são referência em função da biodiversidade. Em Forno Grande, as comunidades têm uma grande ligação com o Parque. O Conselho Consultor foi criado em 2015 e com o apoio das pessoas da região vamos manter a história e as tradições deste lugar. Vamos nos reunir com os prefeitos da região para pensar em medidas de preservação e que gerem turismo e renda. Esse eixo turístico é importantíssimo", disse.

O secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, pontuou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Estado do Turismo e do Meio Ambiente.

"Essa parceria entre turismo e meio ambiente é extremamente necessária e que no mundo todo tem um apelo grande. Com o crescimento das cidades e metrópoles, cada vez mais as pessoas precisam destes espaços como o Parque de Forno Grande", afirmou.

O Parque conta, agora, com infraestrutura completa. As obras feitas no Parque visam a oferecer mais comodidade a funcionários, visitantes e também a pesquisadores que atuam na unidade. No local, foram construídos a nova sede administrativa com alojamento para pesquisadores e outro para funcionários, com capacidade para acomodar até 16 pessoas, além de um centro de pesquisa e um centro de triagem.

O centro de visitantes foi reformado com rampas de acesso ao local. Também foi construída uma área de vivência para receber estudantes. O valor do investimento foi de R$1.196.899, 50, com recursos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

O paisagismo do Parque também recebeu melhorias, incluindo o mirante. As obras foram realizadas sob a ótica da sustentabilidade, instalação de películas antirreflexo nos vidros para evitar o choque de pássaros nas janelas, telhado Verde em cima das garagens e aquecimento solar. Também foi providenciada a reestruturação da rede de abastecimento da sede.

Tais medidas visam a fortalecer a gestão da unidade, que passará a ter condições mais adequadas para a implementação de programas de pesquisa, monitoramento e controle ambiental.

Em função da paisagem exuberante e dos aspectos cênicos, a procura dos visitantes pelo Parque de Forno Grande tem aumentado nos últimos anos. Os mirantes proporcionam vista para belas paisagens da região, incluindo a Pedra Azul. Além disso, os percursos e a sinalização interna receberam várias melhorias. Em 2013, a área foi ampliada de 770 hectares para 900 hectares.

O Parque de Forno Grande possui relevo montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. Lá, predominou a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e a fauna possui animais que correm risco de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. O Parque está aberto de segunda a domingo, das 8h às 17 horas, e as trilhas são realizadas via agendamento pelo telefone (28) 9966 7550. O horário de saída para o passeio é às 9h e às 13h30, não sendo permitidas as saídas em outros horários.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IOPES