24/08/2016 17h29 - Atualizado em 25/08/2016 14h21

Alunos de engenharia visitam obras do Centro de Pesquisa, em Cariacica

Ver na prática o que se aprende na sala de aula. Com este objetivo, alunos do Curso de Engenharia Civil participantes da 13ª Semana de Engenharia realizaram uma visita técnica na obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), que está sendo executada pelo IOPES, em Cariacica.

As visitas, realizadas nessa terça (23) e nesta quarta-feira (24), foram coordenadas pelos servidores do Iopes, os engenheiros Wanderley Fernandes de Souza e Delfim Francisco da Costa Filho. Os dois encontros contaram com a presença de 40 alunos. A Semana de Engenharia começou na última segunda-feira (22) e segue até sexta (26), no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia. O evento é organizado por estudantes de instituições de ensino superior da Grande Vitória e ocorre anualmente.

Os engenheiros explicaram para os estudantes o que é o CPID, falaram sobre o desenvolvimento da obra, o que falta para ser executado e relataram sobre a importância de acompanhar os trabalhos in loco.

“Esta obra é um projeto do Governo do Estado e após a conclusão, o Espírito Santo terá um Centro de Pesquisa com sete laboratórios de ponta, equiparado com o que se tem na Califórnia, nos Estados Unidos. Vocês, estudantes, precisam saber que o importante é estar sempre na obra para visar produtividade, economia, qualidade e segurança do trabalho. É preciso que o engenheiro tenha conhecimento tanto do projeto, quanto do planejamento, da execução e da gestão da obra”, explicou Wanderley, que é responsável pela fiscalização da obra do CPID.

Durante a visita técnica, o engenheiro Delfim frisou para os alunos a importância da área de segurança do trabalho e a necessidade de ter conhecimento em vários segmentos da engenharia. “Engenharia se estuda a vida toda. É muito importante saber sobre diversos setores da área para conseguir resolver as dificuldades em campo e garantir a execução dos serviços com segurança, qualidade e dentro do custo previsto”, disse.

Na avaliação do estudante Juliano Rossi, que cursa o 8º período na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a visita técnica foi muito proveitosa. “Foi fundamental para termos conhecimento de vários campos da área. Tirei um ótimo proveito da atividade”.

A aluna Júlia Bonella Oliveira, que cursa o 8º período na Multivix, também aprovou a iniciativa. “É muito interessante a atividade porque vimos na prática o que aprendemos na sala de aula. Aqui, tivemos contato com a realidade”.  E a estudante Josiana Porto dos Santos, também do 8º período da Multivix, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em fazer uma obra como o CPID.

A obra

Com valor de R$ R$ 14.719.207,20, a obra, que foi reiniciada em 2015, após um período de paralisação, tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2017. O Centro de Pesquisa está sendo construído no Morro da Companhia Vale do Rio Doce e será composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver projetos e pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. As pesquisas terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O Centro é um projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da FAPES e do IEMA, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o IFES e a UFES.

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

Laboratórios do CPID:

  • Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR
  • Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADE
  • Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do Espírito Santo – INDCONTROL 
  • Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN 
  • Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM 
  • Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG 
  • Núcleo de análise ambiental – NAA

 

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard