02/08/2016 11h44 - Atualizado em 02/08/2016 11h45

Alunos de engenharia irão visitar obra executada pelo IOPES

A obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), que está sendo executada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), em Cariacica, será palco de visita técnica de alunos do curso de Engenharia Civil durante a 13ª Semana de Engenharia, que acontece de 22 a 26 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia, na capital.

Nos dias 22 e 23, estudantes de várias faculdades da Grande Vitória irão participar da atividade, acompanhados por uma equipe técnica do IOPES.

Segundo a assessora de atividades da Semana de Engenharia, a universitária Letícia Innocêncio, é importante que os alunos entendam na prática como uma obra funciona. “O intuito da visita será para vermos um pouco na prática o que aprendemos em sala de aula”.

A Semana da Engenharia é um evento organizado por estudantes de instituições de ensino superior da Grande Vitória e ocorre anualmente.

O objetivo é promover o desenvolvimento dos futuros engenheiros em áreas pouco exploradas pelas faculdades e universidades, fazendo da inovação, da criatividade, do empreendedorismo e da liderança seus pilares de sustentação.

A obra do CPID está sendo construída no Morro da Companhia Vale do Rio Doce. O local será destinado à realização de pesquisas e projetos de desenvolvimento tecnológico, inéditos no Estado.

O Centro é um projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da FAPES e do IEMA, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o IFES e a UFES.

A implantação do CPID vai propiciar criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo, além de aproximar os pesquisadores do Estado com os de todo o país e até do exterior.

As ações terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

 

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard