22/05/2018 16h22 - Atualizado em 24/05/2018 17h04

Alunos da UCL visitam reta final das obras do CPID

As obras do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica, maior empreendimento em execução pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes), estão na reta final. E para conhecer os detalhes da edificação, um grupo de alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade UCL passou a manhã desta terça-feira (22) visitando o local. 

A atividade foi coordenada pelo servidor do Iopes, o engenheiro civil especialista em Geotecnia Vinícius Ubaldino, que dá aula de engenharia na UCL, e pelo fiscal da obra, o engenheiro civil Wanderley Fernandes de Souza. 

Wanderley explicou aos seis alunos o histórico da obra, as inovações, as tecnologias empregadas na construção, dentre outras informações. Para o aluno Willian Roger Santos Silva, 26 anos, que cursa o 7º período, a visita foi muito produtiva. “É muito bom porque a gente já está estudando as matérias técnicas. Agora estamos vendo na prática como é realmente, como é feito e as divergências que acontecem entre a fase de projeto e a de execução”, destacou Willian. 

A estudante Thabata Krüger, 20 anos, que cursa o 5º período, também ficou satisfeita com a iniciativa. “É a primeira vez que visito uma obra. Gostei muito, achei muito diferente. O nível da obra é muito bom”, elogiou. 

O Centro de Pesquisa está sendo construído no Morro da Companhia Vale do Rio Doce e está previsto para ser concluído no primeiro semestre deste ano. O empreendimento, que possui um orçamento de aproximadamente R$17 milhões, será composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver projetos e pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. As pesquisas terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 

O Centro é um projeto do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Iema) – em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

Assessoria de Comunicação do IOPES

Priscilla Coelho

(27) 99972-5862

(27) 3636-2005

www.iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard