03/05/2018 15h41 - Atualizado em 03/05/2018 15h44

Alunos da Faculdade Novo Milênio visitam obra do CPID, em Cariacica

Foto: Ascom/Iopes

Alunos do 4º período de Engenharia Civil da Faculdade Novo Milênio visitaram a obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica, na manhã desta quinta-feira (03). Atualmente, o empreendimento é o maior em execução pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes), com orçamento de aproximadamente R$17 milhões.

A obra está na fase final, mas os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as inovações e as tecnologias empregadas na construção. A visita foi coordenada pelo gestor da obra, Wederson Rogério Machado, e pelo fiscal da obra, Wanderley Fernandes de Souza, ambos engenheiro civil.

Os sete estudantes estavam acompanhados da professora e engenheira civil Marcela Morais Silva. “A visita técnica é um diferencial promovido pelo curso de engenharia civil da Faculdade Novo Milênio. É onde os alunos podem vivenciar a interdisciplinaridade dos conteúdos técnicos em práticas extra classe”, destacou a professora.

Na avaliação da aluna Adriana do Rosário Fernandes, 25 anos, a visita foi muito proveitosa. “A prática enriquece muito o conhecimento da sala de aula. Ver a obra, as pessoas trabalhando, isso nos ajuda a crescer como profissional. É interessante também para vermos algumas técnicas que nem estudamos ainda”, avaliou a professora.

Para o estudante Michael Douglas Adriano Lacerda, 21 anos, o interessante também, foi ouvir o relato do engenheiro Wanderley, quando ele relatou como é o trabalho na obra, diante dos problemas. “Não adianta pensar que engenheiro pode ficar no escritório. O nosso lugar é na obra, vendo os problemas no dia a dia para saber como resolver”, frisou Wanderley.

A obra

O Centro de Pesquisa está sendo construído no Morro da Companhia Vale do Rio Doce e está previsto para ser concluído no primeiro semestre deste ano. O empreendimento será composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver projetos e pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. As pesquisas terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O Centro é um projeto do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Iema) – em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.

Laboratórios do CPID:

Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR

Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES

Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do Espírito Santo – INDCONTROL

Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN

Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM

Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG

Núcleo de análise ambiental – NAA

Assessoria de Comunicação do IOPES